ATIVIDADES PERMANENTES

Voltar

Circle Time:
Atividade diária. É a hora da roda de conversa, importante momento de trabalhar a oralidade, o saber ouvir e o saber se colocar. Além disso, a roda também é uma forma de organização do grupo para compartilhar experiências, trocar informações, problematizar situações do cotidiano, apresentar descobertas e realizar as indicações culturais e literárias, sempre levando em consideração a faixa etária da criança.
 
Corner:
Atividade diária. Momento em que duas ou mais atividades são propostas ao mesmo tempo para que as crianças trabalhem em pequenos grupos. As propostas são pautadas nas diferentes áreas do conhecimento ou em atividades diferentes de apenas uma ou outra área de conhecimento. À medida que crescem, as crianças podem exercer escolha, autonomia, organização de tempo e do espaço. As professoras utilizam esses momentos para observar as crianças individualmente em
relação a socialização, estimulação, conscientização do processo, como o aluno valoriza esta tarefa e como o aprendiz se coloca neste momento (postura, valores e procedimentos).
 
School Corner:
Uma vez por semana, os cantos são organizados em diferentes salas de aula, e as crianças poderão escolher a atividade que farão, possibilitando o encontro de crianças de diferentes faixas etárias para a realização de uma mesma tarefa.
 
Friendly Wednesday:
Uma vez por semana. Dois grupos da escola se encontram por 3 quartas-feiras consecutivas para a realização conjunta de uma pequena sequencia de atividades. Esta atividade possibilita a troca de conhecimento entre os iguais, compromisso, cooperação, valorização das diferenças e responsabilidade dentro de um grupo.
 
Story Time:
Atividade diária, que garante aproximação e apropriação do universo literário, do prazer em ler e ouvir histórias, da postura de leitor e dos diferentes gêneros literários.
 
Free Play Time:
Momento diário de brincadeira livre. As crianças têm a possibilidade de escolher os brinquedos e brincadeiras que desejam, lidar com as regras de convivência, com as frustrações, compartilhar, trocar experiências, desenvolver atitudes autônomas, a criatividade, entrar em conflito com os colegas e buscar solucioná-los. Eles podem acontecer dentro ou fora de sala de aula.