Avaliação

Está pautada na avaliação formativa que se refere a uma “concepção de avaliação, entendida como aquela que tem como propósito a modificação e a melhora contínua do aluno que se avalia; quer dizer, que entende que a finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem, seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas.”( Zabala, 1999 )

A avaliação está pautada no processo de desenvolvimento dos alunos na relação consigo mesmo, com seus colegas e com o objeto de conhecimento.

Os eixos principais dessa avaliação são os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Enfatiza a tomada de consciência de cada aluno pelo processo vivido como também lhe dá instrumentos para superar os desafios e dificuldades.

 

Instrumentos de Avaliação

Os instrumentos de avaliação utilizados nesse processo de ensino-aprendizagem são: avaliação diagnóstica, atividades avaliativas, avaliações formais, auto-avaliação e metacognição.

  • Atividades avaliativas são atividades realizadas durante todo o processo de ensino com o objetivo de que o aluno confirme seus saberes e avanços e suas dificuldades e desafios.
  • Avaliações formais são instrumentos de avaliação que tem por objetivo informar e confirmar o aluno em seu processo de aquisição do conhecimento.
  • Autoavaliação são atividades regulares no processo de ensino onde o aluno reflete sobre seu percurso com relação à aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
  • Atividade de metacognição ou reflexão de percurso são atividades regulares onde o aluno revisita seu percurso com intervenções pontuais de análise, reflexão e tomada de consciência de seu processo de aprendizagem.